Dicas e receitas da culinária vegan

Aquela da Panela

2 comentários
Não tem jeito, eu ADORO carne de soja, ela é versátil para caramba, eu consigo reproduzir todos os tipos de pratos além de ser super barata. É óbvio que o mais importante é a preparação, se você não retirar toda a água e temperá-la bem o resultado será uma esponja com gosto de nada. Como eu disse antes, a soja não é um item do meu dia a dia, na verdade é bem raro eu prepará-la, mas sempre quando ela aparece em um prato, o sucesso é garantido.

Essa receita é uma adaptação da carne de panela que a minha mãe fazia que eu gostava muito, é um prato bem simples de fazer e o elemento que se destaca é a cerveja preta, sim, isso mesmo que você leu, se você não sabia que a cerveja entra como ingrediente de comida salgada, vá correndo comprar os ingredientes, pois você tem um motivo a mais para reproduzir essa receita. A forma tradicional é feita de uma vez só, direto na panela de pressão, você pode tentar fazer dessa forma, porém eu prefiro colocar a carne de soja apenas no final para que ela não fique totalmente encharcada de molho e sim mais durinha e temperada. Espero que vocês gostem, essa é uma das receitas bem caseirinhas e simples de fazer.

Carne de Soja com Cerveja Preta


INGREDIENTES
- 100g de Carne de Soja hidratada em água
- 2 batatas médias
- 1 cebola grande  
- 1 cenoura grande
- 2 dentes de alho
- 1/2 lata de cerveja preta
- 3 colheres de soja de molho inglês vegan
- 1 colher de sopa de molho de pimenta vermelha
- 3/4 xícara de molho de tomate 
- 1/4 de xícara de água
- Sal a gosto
- Azeite a gosto


MODO DE FAZER
Com a soja previamente hidratada em água, pegue um amassador de batata e esprema a carne de soja até que saia toda a água e ela esteja "sequinha". Pique a cebola e o alho (utilize apenas metade da cebola e do alho), doure no azeite e acrescente a soja, refogue rapidamente e junte o molho inglês, o molho de pimenta e duas colheres de cerveja preta (o restante irá para o molho). Mexa por 2 minutos para que os temperos penetrem na soja e depois reserve. Se necessário acerte o sal. Corte a cenoura em rodelas médias e a batata em cubos médios. Para fazer o molho doure o restante da cebola e alho, acrescente os legumes, em seguida a cerveja, o molho de tomate e a água. Acerte o sal e coloque tudo na pressão por 10 minutos. Quando toda a pressão sair, abra a panela, coloque a soja e deixe ferver por uns 3 minutinhos.

Sirva com arroz e uma saladinha. (:


2 comentários :