Dicas e receitas da culinária vegan

A despensa vegan

Um comentário
Imitando a ideia da minha musa vegana Papacapim, eu resolvi também escrever sobre a despensa vegan.

Eu vejo freqüentemente novos adeptos ao veganismo terem dificuldades no que comprar no dia a dia. Ou ainda com o argumento que a dieta vegan é cara e impossibilita a maioria de aderir.

Ontem fui as compras aqui na minha cidade pequena. Temos até que algumas coisinhas veganas mais diferentes, mas não é como São Paulo, por exemplo. Então pare de desculpas, se na sua cidade há feiras, um mercado mais ou menos e uma cerealista não perca mais o seu tempo, você tem tudo que precisa!

Vamos primeiro às frutas: 


Acredito que todos saibam da importância que as frutas tem na nossa alimentação. Use e abuse delas, consuma no mínimo três porções diárias. Tenha sempre uma variedade delas na sua geladeira, elas podem ser usadas em saladas, sobremesas, in natura, na forma de sucos (desde que consumidas na hora), aprenda a utilizá-las no seu dia a dia.
Nessa foto eu comprei melancia, tangerina, abacate, mamão papaia, kiwi, mexerica, morangos, atemoia e banana.

Legumes, verduras e outros:


Os legumes e verduras são o prato principal da nossa dieta. Eles vão compor o nosso almoço e a nossa janta. Nós temos uma infinidade destes e quanto mais você abusar, melhor. Você pode usá-los para sopas, recheios, saladas, refogados, ensopados, etc.


Nas fotos temos pepino, cebola roxa, mandioquinha, tomate italiano, batata doce, pimentão verde, berinjela, couve flor roxa, couve de bruxelas, cogumelo paris, rabanete, repolho com cenoura e vagem francesa.


Temperos:


Os temperos são os transformadores de comida. Na culinária vegana eles são essenciais para dar cor e sabor às nossas comidas. Eu não suporto comida sem tempero, portanto o que você mais verá na minha cozinha são eles.
Na foto temos salsinha, cebolinha, sálvia, orégano fresco, tomilho, alho, pimenta rosa, páprica defumada, pimenta biquinho, limão, azeite, sal do himalaia e fumaça líquida. Eu ainda uso curry, açafrão, páprica doce, páprica picante, cominho, canela, gengibre, tempero sírio, pimenta chilli, pimenta do reino, noz moscada, zaatar, missô, chimichurri, orégano, manjericão, vinagre balsâmico, vinagre de maçã, óleo de canola, alecrim e muito mais. Tenha sempre a mão essa variedade de temperos que você verá que eles fazem toda a diferença.

Cereais, leguminosas e oleaginosas:



Estes itens você encontra mais com preços melhores em cerealistas. Aqui temos leguminosas como o feijão branco, grão de bico, soja e lentilha. Cereais como o arroz integral, quinoa e couscous marroquino. Sementes como a de girassol, de abóbora, linhaça, gergelim e chia. Frutas secas como o damasco. Oleaginosas como o noz pecan, a amêndoa, a castanha de caju e a castanha do pará. Além disso comprei tomate seco desidratado, goma de tapioca já pronta e ágar ágar (gelatina de alga).
Esses produtos irão garantir a sua proteína, fibras, vitaminas e ômega 3 e 6.

Leia mais um pouco sobre a importância das oleaginosas com esse artigo sensacional do Papacapim.


Café da manhã:


Farei em breve um post só sobre o café da manhã, mas aqui estão algumas coisas industrializadas que eu consumo pela manhã junto com as frutas, alguns cereais e sementes.


Outras besteirinhas industrializadas:


Macarrão, Mandiokejo, champignon, azeite, missô, milho, ketchup, tabasco, sorvete, chocolate, patês, palmito, alcachofra, azeitonas, batata palha, bolachas.

Foto por Isabel Mendonça


Eu como muitas coisas saudáveis no meu dia a dia, mas eu tenho meus dias de gordinha que eu adoro comer besteiras. Basta saber balancear bem o que você come.



Viram como não é impossível ser vegan? A maioria das coisas você consegue encontrar em um supermercado comum. É só saber planejar bem suas compras.

Para quem tiver curiosidade para ver o post do Papacapim sobre a Despensa Vegana dela fica aqui o link.

Qualquer dúvida ou ajuda para montar as compras de vocês me escrevam!


Abraços,


Gabi




Um comentário :