Dicas e receitas da culinária vegan

O preferido de todos

2 comentários
Não tem nada de gourmet ou elegante, mas é um dos pratos que mais agrada os veganos e o meu namorado também: Strogonoff Vegan. Então para agradar o meninão eu fui em busca de uma versão que pudesse agradá-lo. Cheguei em um resultado muito satisfatório, tanto pra mim quanto pra ele.
A maioria das pessoas opta por utilizar o creme de leite de soja, mas para não deixar aquele gostão de baunilha, eu resolvi testar o creme de tofu da Ellen Quebra-Cabeça para substituir o creme de leite de soja. Nesta versão utilizei carne de soja, mas já fiz com carne vegetal da SuperBom, palmito, seitan e berinjela. Escolha o seu preferido.


STROGONOFF VEGANO



INGREDIENTES

- 2 xícaras de PVT
- 1/2 xícara de molho de tomate
- 1/2 xícara de creme de tofu
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho de alho
- 1 colher de sopa de molho de pimenta
- Salsa desidratada
- 1 cebola
- 1/2 xícara de cogumelos frescos ou champignon
- 1/2 xícara de conhaque (opcional)
- 1 litro de água

MODO DE FAZER
Ferva a água. Desligue. Coloque a soja por 10 minutos o até que esteja bem hidratada. Com auxílio de um amassador de batata, amasse a carne soja até retirar toda a água. Reserve. Em um frigideira grande, refogue a cebola no óleo até ela ficar transparente. Junte a carne de soja (PVT) e a regue com o shoyu, molho de alho, salsa e pimenta. Espere a soja absorver todo o líquido e coloque o conhaque. Em fogo alto, incline ligeiramente a frigideira para flambá-la, o conhaque começará a borbulhar e logo o fogo acenderá. Vá mexendo a frigideira com cuidado até o fogo cessar. Coloque o molho de tomate e mexa até ferver. Acrescente o creme de tofu e o champignon e mexa até formar um creme homogêneo. Se achar necessário corrija a quantidade de creme ou de molho de tomate. Se necessário coloque sal.

Sirva com arroz e batata palha

Dica: Se for servir com outra carne vegetal ou legume não há necessidade de colocar o shoyu, molho de alho e salsa.

2 comentários :

  1. Faço do mesmo jeito que você Gabriela! Deve ter ficado uma delícia! Adoro o creme de tofu pra receitas salgadas, já usei ele também em creme de milho e fica ótimo tbm :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha te respondido mas meu recado sumiu! ):

      É uma deícia, né Jess? Eu adorei como ficou. Queria tentar usar em receitas doces, vc já usou?

      Excluir