Dicas e receitas da culinária vegan

Quando tudo pesa

Nenhum comentário
Semana passada a grana e o tempo estavam curtos assim como a disposição para preparar algo tinha ido para uma outra cozinha, não a minha. Não que a alimentação vegana seja cara, mas eu só não podia gastar muito, então reuni o útil com o agradável. Essa é uma receita bem simples de fazer, resolvi compartilhar com vocês, pois sei que muitos as vezes precisam daquele prato rápido, fácil e barato de se fazer.
Eu andava com vontade de comer purê, aquele bem quentinho e aveludado que só eu sei fazer, sim só eu mesmo! Sempre fico pensando que eu preciso comer proteína, algo verde e um carboidrato, pra matar a vontade de algo gostoso. Então eu reuni o purê que eu estava com vontade de comer, brócolis que tinha um montão na geladeira e carne de soja que também estava disponível. Para ficar mais bonitinho eu resolvi montar em forma de torta, uma camada de cada e colocar no forno para ficar mais "juntinho".
Eu não costumo comer soja sempre, talvez uma vez por semana e olhe lá, a minha proteína mesmo vem do feijão que está presente praticamente todos os dias. Mas de vez em quando eu tenho vontade de comer aquela esponjinha temperada, então a coloco como a minha proteína da refeição.
Duas coisas que vamos nos atentar aqui é a preparação do purê e o tempero da soja. Para o purê eu utilizo um pouco da água do cozimento, pimenta do reino, azeite e sal, nada de margarina, creme de soja ou leite vegetal, eu gosto do purê aveludado e não cremoso. O tempero de soja eu sempre utilizo uma mesma base, o azeite + shoyu + molho inglês e aí eu coloco o que mais eu quiser.

Torta de Batatas com Carne de Soja e Brócolis


INGREDIENTES
- 2 batatas grandes
- 2 xícaras de brócolis picados
- 100g de carne de soja
- Azeite
- Pimenta do Reino
- Sal
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho inglês (veja os ingredientes, pois nem todos são veganos)
- 1 colher de soja de pimenta vermelha
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alhos

MODO DE FAZER
Descasque a batata e corte em rodelas finas, coloque-as em uma panela com água (só até cobrir as batatas) e salpique sal, deixando-as cozinhar até amolecer. Em uma outra panela esquente 1 xícara de água e quando ferver, desligue e coloque a soja por 5 minutos. Escorra a soja e com auxílio de um espremedor de batatas, aperte a soja para retirar toda a água. Esse tipo de carne de soja geralmente é bem gordinha, então corte cada uma ao meio. Corte a cebola em tiras finas e pique um alho em cubinhos. Refogue-os no azeite e acrescente a soja, juntando o shoyu, molho inglês e a pimenta. Refogue por mais 2 minutos até o líquido secar. Em uma frigideira refogue o outro alho picadinho, acrescente os pedaços de brócolis e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. O brócolis precisa ficar crocante mas começando a amolecer, então se necessário acrescente um pouco de água aos poucos para não queimar, quando atingir o ponto certo desligue. Para fazer o purê é só separar a água das batatas, mas sem descartar a água do cozimento, amasse-as com o amassador de batatas, acrescente 2 colheres de sopa da água de cozimento e 1 colher de sopa de azeite. Acerte o sal e salpique pimenta do reino.
Para montar a torta coloque azeite em um refratário quadrado, uma camada de purê, uma de carne de soja, outra de purê e finalize com os brócolis por cima, leve ao forno médio por 15 minutos.



Nenhum comentário :

Postar um comentário