Dicas e receitas da culinária vegan

Sexta-feira Santa

Nenhum comentário
Vou começar meu primeiro post com dois pratos especiais:

O Gratin de Batata com Funghi Secci e o Ratatouille, ambos pratos franceses e perfeitos para o friozinho que começou a fazer aqui.

O Gratin de Batata com Funghi Secci foi inspirado na receita do Papacapim. Fiz algumas mudanças, pois usei molho bechamel de amêndoas ao invés do creme de castanha de caju e utilizei apenas funghi.

Começando pelo Gratin:




INGREDIENTES
- 2 batatas grandes
- 50g de funghi secci
- 1 cebola muito bem picada
- 250 ml de vinho branco
- 50 g de amêndoas (já deixadas de molho por 8h)
- 500 ml de água
- 1 colher de sopa de farinha (bem cheia)
- Alecrim
- Noz Moscada
- Pimenta do Reino
- Sal
- Azeite

MODO DE FAZER
Primeiro faça o molho branco:

Em um liquidificador, bata as amêndoas já deixadas de molho por 8h com 500 ml de água até que as amêndoas estejam totalmente trituradas e o líquido branco, como um leite. Coe o líquido (reserve o bagaço que sobrou da amêndoas*).
Doure metade da cebola e acrescente a farinha, mexa por alguns segundos para dar uma leve cozida na farinha, mas cuidado para não queimá-la. Junte o leite de amêndoa e com ajuda de fouet vá mexendo o molho até engrossar e desempelotar. Tempero com sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Corte as batatas em fatias médias e cozinhe até ficarem macias. Em uma assadeira untada com óleo disponha as batatas e regue-as com sal, azeite e alecrim. Asse-as até elas ficarem douradas.

Para o funghi secci, hidrate-os em água quente e reserve a água. Doure a cebola e em seguida junte os pedaços de funghi. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Assim que começar a secar coloque uma concha da água que o funghi foi hidratado. Tempere com sal e pimenta do reino. Se achar necessário coloque um pouco de caldo de legumes.

Junte o funghi ao molho branco e cubra as batatas. Leve ao forno para gratinar bem.

* O bagaço que sobra do leite de amêndoas pode ser utilizado para fazer chancliches, cookies, colocar na sopa. Não jogue-o fora!

Agora o Ratatouille:



INGREDIENTES
- 01 abobrinha
- 01 berinjela
- 01 pimentão verde ou vermelho
- 01 tomate grande
- 01 cebola roxa
- 01 xícara de molho de tomate caseiro
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino
- 02 colheres de sopa de Tomilho Fresco

MODO DE FAZER
Fatie os legumes em rodelas bem finas e reserve-os. Em uma travessa  grande disponha o molho de tomate. Em seguida, intercale uma fatia de berinjela, uma de abobrinha, uma de tomate, uma de pimentão e uma de cebola. Tempere com sal, pimenta do reino, azeite e tomilho fresco.
Asse em forno médio até que os legumes estejam cozidos. Se necessário regue com um pouco mais de azeite para torná-los suculentos.


Espero que tenham gostado!


Gabi

Nenhum comentário :

Postar um comentário