Dicas e receitas da culinária vegan

O grande esperado

2 comentários
Sabe aquele prato que você só come no Natal? Que você espera o ano inteirinho só para se deliciar? O meu é a Mousse de Palmito! Sim, mousse salgada! Minha querida, linda e especial tia/madrinha sempre fez essa mousse pra mim e eu a veganizei. Se você tem frescurinha com mousse salgada, PARE! A receita é deliciosa, refrescante, pouco calórica e tudo de bom!

Nesta receita eu usei ágar ágar para ele ficar durinho, então para esclarecer mais uma vez: utilize apenas o ágar BRANQUINHO, o ágar cinza é pouco refinado e tem o gosto muito ruim. Utilize na receita o leite de amêndoas ou se quiser o de aveia ou os dois pra ter melhor resultado. A maionese que eu coloquei é a Vegetalle, mas você pode substituir por creme de tofu (substituto do creme de soja).


MOUSSE DE PALMITO



INGREDIENTES

- 1 vidro de palmito
- 1 1/2 xícaras de leite de amêndoas
- 1/2 xícara de leite de aveia
- 3 colheres de maionese vegan ou creme de tofu (substituto do creme de soja)
- 3 colheres de chá bem cheia de ágar
- Sal
- Pimenta calabresa (opcional)
- Cebolinha

MODO DE FAZER

Dissolva o ágar em 1/2 xícara de leite de aveia e leve ao fogo baixo mexendo por 2 minutos. Em seguida bata o palmito com o ágar + aveia, a maionese/creme de tofu e o leite de amêndoas. Coloque o sal e a pimenta calabresa.
Coloque em uma forma e leve a geladeira. A mousse levará cerca de 10 minutos para endurecer, porém deixe na geladeira por 3 horas para ele ficar bem gelado. Antes de servir enfeite com cebolinha.

DICA: Você pode variar a mousse colocando pedacinhos de palmito depois de bater tudo ou também pode bater com azeitonas pretas.

Ótima opção para as festas de final de ano, serve como acompanhamento de assados, tortas, legumes e saladas.

2 comentários :

  1. Gabriela, e a maionese? Quando ela deve ser misturada com outros ingredientes? Grato, Vinicius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinícius, foi um erro hehehe. A maionese ou creme de tofu deve ser misturada qndo for bater o palmito, o ágar, o leite de aveia e de amêndoas.

      Vou arrumar, obrigada =D

      Excluir