Dicas e receitas da culinária vegan

Pra fazer as pazes

Nenhum comentário
Depois de mais um mês sem postar, eu voltei! Se vocês soubessem a quantidade de coisas que eu fiz durante esse tempo vocês ficariam loucos.

Além da minha graduação em Ciências Biológicas eu atualmente sou diretora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Júnior de Ciências Biológicas - CiBi Jr. Eu participo de diversos projetos e um deles foi organizar um congresso aqui na UNESP para quase 200 pessoas. Foram meses de preparação para o grande evento e além de coordenar o evento eu ministrei uma oficina de Introdução ao Veganismo que foi muito bacana, eu pude falar um pouco da história do veganismo, alguns pontos importantes que merecem ser destacados e principalmente falei sobre comida. Tivemos um bate papo bem legal, eu dividi com o pessoal algumas receitinhas aqui do Cozinha da Vegan e fizemos duas receitinhas, o Leite de Amêndoas com Avelã e uma Trufa Crua com o bagaço que restou do leite. Eu me diverti muito e acredito que a galera também.

Eu ainda viajei para Maringá - PR em um fim de semana de outubro para comemorar o noivado surpresa da minha prima Livia e o seu aniversário com direito a um almoço com comida japonesa de primeira. Eu conheci um pouco melhor essa cidade linda, ainda de quebra tomei um sorvete delicioso e aproveitei pra passar no restaurante vegano Vaca Louca, que é a coisa mais fofa do universo! Comprei um salgado de carne de soja e um cupcake de chantily e doce de leite DIVINO! Vou ficar devendo fotinhos, mas eu indico para quem estiver por lá.

Estamos no fim do semestre, sim em outubro, pois tivemos uma greve de 4 meses e agora estamos naquela loucura de fazer quase metade de um semestre em um mês. Então todos os trabalhos ficaram para agora, o que me deixou sem tempo também. Para ajudar passei MUITO mal esse penúltima semana devido a uma virose que me derrubou de jeito mas pelo menos levou embora 2,5kg que eu tava precisando hahaha.

Nesse último fim de semana nós fizemos um Festival de Comida Mexicana. Eu, meu namorado e meu amigo sempre cozinhamos alguns pratos para vender para o pessoal da faculdade por um preço mais acessível, já fizemos Yakissoba, Crepes e Sopas. O Festival não é totalmente vegano, pois os meninos fazem pratos com carnes, mas eu sempre faço opções veganas que são sempre muito bem aceitas por aqui. Dessa vez eu fiz burrito com carne de soja, chilli beans, guacamole, alface e tomate, nachos com molho salsa, chilli beans e guacamole também. Os pratos fizeram bastante sucesso entre os universitários.

Como podem ver esse foi um mês corrido e eu praticamente não cozinhei, sério mesmo, passei o mês me alimentando mal e vivendo as custas de um Copão diário de Açaí batido com banana, maracujá e paçoca. A inspiração sumiu um pouco da minha cozinha mas eu estou indo passar alguns dias na casa dos meus pais e lá eu tenho certeza que a inspiração irá voltar.

Para finalizar eu tinha uma receitinha guardada há muito tempo mas que eu resolvi compartilhar para fazer as pazes após ficar um tempão sem postar um prato legal. Acredito que todos aqui gostem de batata e principalmente Baked Potato. Selecionar os melhores ingredientes, juntar tudo em uma batata tamanho família e assá-la, vira um prato do amor. Eu utilizei creme de amêndoas, "bacon" de soja, azeitonas chilenas, champignon e salsinha, mas fica a seu critério colocar o tipo de ingrediente você mais gosta.

BAKED POTATO


INGREDIENTES
- 4 batatas grandes cozidas
- 100g de amêndoas deixadas de molho por 4h
- 1/2 colher de suco de limão
- 2 colheres de sopa de polvilho azedo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 xícara de água
- 100g de champignon
- 1 xícara de soja moída previamente hidratada e espremida
- 100g de azeitonas chilenas
- Salsinha a gosto
- Sal
- 1 colher de chá de fumaça líquida
- 1/2 colher de páprica defumada (ou picante)
- 1 colher de sopa de shoyu 

MODO DE FAZER
Você pode cozinhar a batata da forma que quiser, pode ser imersa em água fervente ou no microondas. O importante é que a batata esteja macia, para que você possa retirar o miolo mas sem que a batata toda se desmonte.
Primeiramente iremos fazer o creme de amêndoas. Então triture as amêndoas com 1/2 xícara de água até virar um creme liso e sem pedacinhos, acrescente o azeite, o sal, o limão e o polvilho azedo, bata até misturar. Em seguida vamos fazer o "bacon" de soja, pegue uma frigideira e esquente, acrescente um fio de azeite, a soja, o shoyu, a fumaça líquida e a páprica defumada, refogue bem para os temperos penetrarem por toda a soja. Pique as azeitonas, o champignon e a salsinha.
Retira o miolo da batata com auxílio de uma colher e coloque o recheio como preferir. Salpique sal e regue com azeite. Eu coloquei uma camada do creme e o restante dos ingredientes. Leve ao forno médio por 20 minutos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário