Dicas e receitas da culinária vegan

Batalhoada número 02

Nenhum comentário
O post dessa semana é dedicado à um feriado extremamente gostoso: a Páscoa! Eu não tenho costumes religiosos, então pra mim a Páscoa é muito mais um motivo pra comer um montão de chocolate, comidas gostosas e poder ficar a toa. Como muitas pessoas seguem tradições eu trouxe mais uma receita de batalhoada (Clicando aqui você pode conferir a versão que eu fiz com alcachofra). Existem diversas receitas que você pode fazer para substituir o pobrezinho do bacalhau e assim deixá-lo em paz.

Essa batalhoada é feita com um produto chamado Nata de Soja (para quem tiver interesse em entender o que é esse produto sugiro ler esta matéria). A nata é um produto ainda pouco utilizado no Brasil, mas a Goshen vende uma versão congelada. Caso você não encontre, você pode substituir por alcachofra, conforme a minha outra receita, cogumelos, tofu ou palmito. Note que nos ingredientes eu utilizei 1/4 de folha de alga nori, aquela que você compra no mercado, verde escura/preta, ela serve pra dar aquele "gostinho de mar", só coloque caso você goste, eu não suporto então eu não acrescento, mas se você sente saudades daquele saborzinho a alga dará um toque especial neste prato.

Como acompanhamento, sirva um arroz branco bem soltinho, brócolis e uma salada.

BATALHOADA II



INGREDIENTES

- 5 batatas médias
- 3 pimentões médios (um de cada cor)
- 1 cebola
- 300g de nata de soja
- 150g de azeitona preta azapa (daquelas bem carnudas)
- 3 colheres de sopa de salsinha picada
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- 1/4 de colher de chá de pimenta do reino
- 1 colher de chá de páprica picante
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de alho em pó
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1/4 de folha de alga nori (para quem gosta de "sabor do mar")

MODO DE FAZER

Corte a nata de soja em tiras grossas (2 cm de comprimento) e faça uma marinada com a pimenta do reino, páprica, cebola em pó, alho em pó, shoyu e 4 colheres de azeite, deixe a nata embebida neste tempero por no mínimo 4h, se puder deixar de um dia pro outro é melhor. Corte a batata em pedaços médios e cozinhe com água e sal até começar a ficar macia. Pique os pimentões em tiras e a cebola em fatias bem finas e pique a folha de alga nori em quadradinhos bem pequenos. Em um refratário coloque os legumes, a nata, as azeitonas, salpique a alga nori, sal, salsinha e regue com bastante azeite. Asse em forno médio até que os pimentões estejam macios e as batatas douradas e crocantes por fora.
Na hora de servir regue com mais azeite.




Nenhum comentário :

Postar um comentário