Dicas e receitas da culinária vegan

Para começar

Nenhum comentário
Acho que não há nada mais gostoso de começar aquela refeição com alguns aperitivos para abrir o paladar ou quem sabe tornar estes aperitivos a refeição principal. Bons aperitivos, um pão de qualidade, um vinho e uma sobremesa podem fazer a diferença juntos.
Hoje trago uma receita de antepasto de berinjela muito especial, você pode mexer na receita o quanto quiser, acrescentando ou retirando ingredientes e mudando um ou outro modo de preparo, ela é bem versátil e dificilmente algo que você mudar ficará ruim, aproveite para brincar transformando essa receita até obter deliciosos resultados.
Gostaria de deixar um adendo quanto a berinjela, nesta receita eu não retirei as cascas, porém isso as torna levemente mais crocante, se você desejar retire as cascas para deixá-las mais macias.

Antepasto de Berinjela



INGREDIENTES

- 2 berinjelas grandes
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 pimentão verde
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho grande
- 2 colheres de sopa de azeitona preta
- 2 colheres de sopa de cheiro verde
- 1 colher de orégano fresco
- 2 colheres de champignon
- 1 ramo de tomilho
- 1 colher de uva passa branca e preta
- Sal
- Azeite
- 1 colher de sopa de vinagre

MODO DE FAZER


Fatie a berinjela em tiras finas e salpique sal, acomodando-as em uma peneira ou escorregador, para que a água da berinjela possa ser descartada. Fatie os pimentões e as cebolas em tiras finas, pique o alho, azeitonas e o cheiro verde. Após trinta minutos esprema com as mãos a berinjela para que toda a água seja liberada, dessa forma a berinjela estará pré cozida. Em uma panela coloque a cebola com azeite e refogue por no mínimo 15 minutos em fogo baixo, sem deixar queimar a cebola, isso fará a cebola se auto caramelizar devido ao açúcar que possui e liberando um sabor maravilhoso. Após isso coloque o alho e o pimentão. Deixe o pimentão cozinhar, acrescentando um pouquinho de água para não queimar se precisar (atenção, não jogue um copo de água dentro da panela, o objetivo é deixar o pimentão refogando e cozinhando). Quando o pimentão começar a ficar macio, coloque a berinjela e refogue por mais 5 minutos. Por último acrescente o restante dos ingredientes e tempere com sal e pimenta, se necessário acrescente mais azeite para deixá-lo mais suculento. Leve a geladeira até gelar, porém quanto mais tempo ficar refrigerada, mais curtida ficará, uma dica é fazer de um dia para o outro.
Sirva com fatias de pão italiano de boa qualidade e uma taça de vinho.



PS: A próxima receita será desse outro antepasto de abobrinha

Nenhum comentário :

Postar um comentário