Dicas e receitas da culinária vegan

Le Grand

Nenhum comentário
Bonjour!

O hambúrguer da vez vem lá é de onde falam aquela língua linda, das Herbes de Provence, da Cidade Luz, do famoso crepe com nutella (que pode ser vegano sim!), da liberdade, fraternidade e igualdade. Oh la la, é a França!!!!!

Uma das minhas culinárias preferidas é a francesa, a combinação dos legumes, das ervas fresquinhas, o azeite (já que a manteiga fica de fora) e os assados transformam as receitas em verdadeiros banquetes. Nesta receita eu tentei usar alguns ingredientes presentes na gastronomia deles e bolar um delicioso hambúrguer.

Le grand burger é feito de berinjela defumada, com creme de amêndoas e cebolas carameladas naturalmente. A berinjela é um legume que solta muita água e como eu a fiz defumada é necessário utilizar a aveia e um pouco de farinha de rosca. A linhaça entrou como coadjuvante para dar liga ao hambúrguer e é importantíssimo que você utilize. Caso você não queira defumar a berinjela, mas que eu indico fortemente, você pode apenas fatiá-la e colocar um pouco de sal, deixando-a em um escorredor para que a água da berinjela seja retirada para depois triturá-la levemente no liquidificador.

HAMBÚRGUER DE BERINJELA DEFUMADA COM CREME DE AMÊNDOAS E CEBOLA CARAMELADA



PARA O HAMBÚRGUER
- 1 berinjela grande
- 1 dente de alho grande
- 1/4 xícara de aveia
- 1/4 de xícara de farinha de rosca
- 1 colher de chá de de tomilho fresco
- Pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 2 colheres de sopa de shoyu
- Azeite
- Sal a gosto (se necessário)

Para defumar a berinjela, higienize-a bem e acenda uma boca de seu fogão. Você irá colocar a berinjela em cima da boca para a chama queimar a casca até carbonizar a casca como um todo, vá virando-a para que a chama pegue por toda a berinjela. Em torno de 2 minutos ela já estará pronta, mas para ter certeza é só ir espetando uma faca na berinjela, se estiver mole já está bom. Descarte toda a casca queimada e pique a polpa, não estranhe o cheiro, é de queimado sim, mas o gosto da berinjela será de defumada. 
Agora você irá hidratar a linhaça, em um potinho coloque-a e acrescente mais 2 colheres de água, se necessário acrescente mais uma, mas espere para ver se a linhaça tornou-se gelatinosa, coloque o dedo para sentir, ela precisa parecer um gelzinho.
Pique o alho e refogue rapidamente no azeite e acrescente na berinjela, juntamente com o shoyu, a pimenta do reino e o tomilho. A mistura estará bem mole, então é hora de moldar o hambúrguer, coloque a farinha de rosca, a linhaça hidratada e a aveia. Se necessário acerte o tempero com mais sal e azeite. Dependendo da sua berinjela, ela pode ter mais água ou menos água, então veja se precisa de um pouco mais de aveia e farinha de rosca para o hambúrguer estar ficar mais estável para moldar.
Molde os hambúrguer e grelhe em uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e em fogo baixo até que o hambúrguer esteja mais durinho por fora e macio por dentro.

PARA O CREME DE AMÊNDOAS
- 80g de amêndoas
- Sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de sumo de limão
- 1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas
- 1/4 de xícara de água filtrada

Esquente uma panela com água e deixe ferver. Acrescente as amêndoas e cozinhe-as por 10 minutos. Passe uma água gelada nelas, pois você irá retirar a casca delas, este é um processo muito fácil, basta apertar a extremidade da amêndoas e a casca irá se soltar. Coloque no liquidificador as amêndoas com 1/4 de xícara de água filtrada e bata até obter um creme liso.

PARA A CEBOLA CARAMELADA
- 1 cebola roxa média
- 2 colheres de azeite

Corte a cebola em tiras médias e coloque-a em uma frigideira anti-aderente com o azeite. Em fogo baixo vá mexendo a cebola ocasionalmente para não deixar queimar. A cebola deve caramelar naturalmente, pois ela possui açúcar. Quando ela estiver caramelada retire do fogo. 

Monte o lanche com alface, o hambúrguer, um pouco do creme de amêndoas e a cebola caramelada. Sirva no pão de hambúrguer se quiser.

Nenhum comentário :

Postar um comentário