Dicas e receitas da culinária vegan

Risotto de Alcachofras

Nenhum comentário
Eu não sou muito fã de risoto e também não posso dizer que sei prepará-lo com muita perfeição, mas eu não ia negar um risoto feito pela minha mamãe querida. Eu a ajudei mas o mérito é dela e do Jamie Oliver (eu acho), que foi quem fez a receita original.

Esse risoto leva poucos ingredientes e o principal é o coração de alcachofra, aquele que vende nos mercados em um vidrinho de conserva, na receita original leva o fundo da alcachofra mas eu acharia um desperdício usá-las em um risoto. Caso você não ache esse ingrediente eu acredito que cogumelos frescos seriam bons substitutos.

RISOTTO DE ALCACHOFRAS 


INGREDIENTES

- 1 xícaras de arroz arbóreo
- 200g de alcachofra em conserva
- 1 cebola pequena
- 1 alho grande
- Azeite de boa qualidade
- 1/2 de xícara de vinho branco
- 1 litro de caldo de legumes
- Sal
- Tomilho
- Pimenta do Reino

MODO DE FAZER

Corte a alcachofra em pedaços grandes e tempero com sal, azeite, tomilho e pimenta do reino e reserve. Coloque o caldo em uma panela e ferva-o, é importante que o caldo esteja sempre fervendo para auxiliar no cozimento do arroz. Pique a cebola e o alho até dourar, acrescente o arroz arbóreo e refogue rapidamente. Acrescente o vinho e misture até o vinho evaporar. Coloque o caldo de legumes aos poucos e vá mexendo ocasionalmente para que o amido do arroz deixe o risoto cremoso, repita toda essa operação até que o arroz esteja quase molinho e então acrescente a alcachofra temperada e mexa mais um pouco até atingir o ponto, vá acrescentando uma concha do caldo quando o arroz estiver secando. Preste atenção para que o risoto não fique ressecado e sim cremoso. Sirva o risotto em um prato fundo e regue com azeite na hora de servir.

Fácil, não é?

Nenhum comentário :

Postar um comentário